In partnership with

Best-Seller do Zero   Best-Seller do Zero
ED 059
{{saudacao | Bom te ver por aqui.}} {{saudacao_nome | }}
              
{{ofensiva_curta | comece hoje}}
Ver ofensiva →
{{subiu_orn | }} {{subiu_num | }} {{subiu_orn | }}

{{subiu_caps | }}

{{subiu_linha | }}

Richard Bachman, o nome falso de Stephen King

Por 7 anos, King lançou livros com outro nome para driblar a regra de um título por ano. Um livreiro desfez o disfarce.

Brochura antiga com o nome Richard Bachman na capa, sobre uma mesa de livraria.

O autor que nunca existiu

▼
 

Uma foto de um corretor de seguros, uma granja de galinhas em New Hampshire, uma esposa chamada Claudia Inez. Os três formavam a biografia de um escritor que nunca existiu.

O escritor se chamava Richard Bachman. Entre 1977 e 1984, ele lançou cinco romances nos Estados Unidos, quatro deles em brochura barata, do tipo vendido em banca de rodoviária e farmácia. A orelha dizia que Bachman era recluso, escrevia à noite e não dava entrevistas.

A foto da contracapa mostrava Richard Manuel, um corretor de seguros amigo de Kirby McCauley, o agente literário de Stephen King. O nome veio de dois lugares: Richard Stark, pseudônimo do romancista policial Donald Westlake, e a banda Bachman-Turner Overdrive, que tocava na vitrola quando King precisou escolher.

Por trás da granja e da foto estava o autor de terror mais vendido do país. King já tinha lançado Carrie, em 1974, A Hora do Vampiro, em 1975, e O Iluminado, em 1977. Escrevia mais rápido do que o mercado aceitava publicar.

A conta do mercado era curta: um nome, um livro por ano. As editoras temiam que dois títulos do mesmo autor num só ano brigassem pelo mesmo leitor e pelo mesmo espaço na vitrine, e que um derrubasse as vendas do outro.

Bachman resolvia a conta. Livros que King tinha escrito antes da fama, guardados desde a faculdade, saíram com outro nome, outra capa e nenhuma pista. O disfarce aguentou sete anos.

Em 1985, um funcionário de livraria em Washington chamado Steve Brown leu os livros de Bachman e reconheceu o estilo. Foi à Biblioteca do Congresso, pediu os registros de direitos autorais e achou o nome de Stephen King num deles.

Para quem escreve hoje, a história levanta uma pergunta prática: o que o nome na capa leva de um livro para o seguinte? A seção I conta como Bachman nasceu, como caiu e o que King fez com ele depois.

Continue lendo ↓

 
 

I  A DOSE

O fazendeiro de New Hampshire

Stephen Edwin King nasceu em Portland, no Maine, em 21 de setembro de 1947, e vendeu o primeiro romance, Carrie, à editora Doubleday em 1973. Os direitos da edição em brochura foram para a New American Library, dona do selo Signet, e o nome dele se espalhou pelas bancas do país.

No fim dos anos 1970, King tinha mais manuscritos do que a agenda da editora comportava. Alguns eram antigos: Rage (fúria), começado quando ele ainda estava no colégio, e The Long Walk (a longa marcha), escrito na Universidade do Maine.

A New American Library topou lançar esses textos como brochura original, sem capa dura, sob o nome Richard Bachman. Rage saiu em 1977, The Long Walk em 1979, Roadwork (obra na estrada) em 1981 e The Running Man (o fugitivo) em 1982. Nenhum ganhou divulgação, e a tiragem foi a de um estreante.

King tinha dois motivos, que ele mesmo listou no ensaio Why I Was Bachman (por que eu fui Bachman), de 1985. O primeiro era a conta do mercado: um nome, um livro por ano. O segundo era uma dúvida pessoal: ele queria saber se venderia pelo texto ou pela fama do nome.

Bachman servia de teste: o mesmo autor, sem a marca, começando a conta do zero.

O teste ficou incompleto. Em 1984, Thinner (mais magro; no Brasil, A Maldição do Cigano) saiu em capa dura com o nome de Bachman e vendeu bem para um estreante. Leitores atentos começaram a notar o estilo, e os boatos chegaram às livrarias.

Steve Brown entrou nessa altura. Ele foi à Biblioteca do Congresso e pediu as fichas de direitos autorais dos livros de Bachman. Quase todas traziam o pseudônimo, menos uma: a ficha de Rage registrava Stephen King como autor.

Brown escreveu para a editora de King com as cópias dos registros. King telefonou para ele, confirmou a autoria e ofereceu uma entrevista para que o próprio Brown contasse a descoberta. A notícia saiu em 1985, e o disfarce acabou ali.

King anunciou, em tom de piada, que Bachman tinha partido vítima de “câncer do pseudônimo”. Thinner voltou às livrarias com o nome verdadeiro na capa e vendeu muito mais que na primeira tiragem. Os quatro livros anteriores foram reunidos num só volume, The Bachman Books (os livros de Bachman), também em 1985.

Bachman ainda voltou duas vezes. Em 1996, The Regulators (os reguladores) saiu como obra póstuma, supostamente achada pela viúva numa caixa de manuscritos. Em 2007, Blaze encerrou a série. Nas duas vezes, a capa já não escondia ninguém.

 
 

II  NA PÁGINA

O nome que gruda na capa

Um pseudônimo resolve a conta de vendas, mas cobra em divulgação: o nome novo começa sem leitor. Bachman vendeu pouco por sete anos com o texto de um campeão.

Foi a resposta que King procurava. Os livros eram bons, mas a capa não trazia nome conhecido, e a brochura sem divulgação ficou na prateleira da rodoviária. O texto sozinho não levou o leitor até o livro.

Para o autor independente, o raciocínio inverso também vale. Quem lançou um primeiro livro que vendeu pouco carrega esse histórico. Livrarias, editoras e o próprio algoritmo da loja olham o desempenho anterior do nome antes de apostar no próximo.

Nas grandes editoras americanas, o histórico tem ferramenta própria: o BookScan, serviço que soma as vendas de varejo de cada título e de cada autor. O comprador de uma rede de livrarias consulta o número do último livro e decide a encomenda do seguinte. Nome com venda fraca recebe encomenda pequena.

Daí que agentes literários nos Estados Unidos às vezes sugerem um nome novo para o autor que mudou de gênero ou que teve um lançamento fraco. O nome novo chega à mesa do comprador sem o número ruim junto.

O preço é o mesmo que Bachman pagou: quem vê o nome novo não sabe quem você é. Os leitores conquistados ficam presos ao nome antigo, e a lista de emails, as resenhas e a página de autor recomeçam do zero.

Quando faz sentido trocar de nome:

1Você vai lançar num gênero com leitor diferente, como romance policial depois de livro infantil.
 
2O livro anterior vendeu pouco e o próximo vai para um canal que consulta histórico, como a livraria física.
 
3Você escreve mais rápido do que o seu leitor compra e quer duas séries rodando sem uma brigar com a outra.
 
4Você quer testar um texto sem a ajuda da reputação, como King quis em 1977.
 

E quando manter: se o próximo livro conversa com o mesmo leitor, o nome antigo é o maior ativo que você tem. Recomeçar a conta custa meses de divulgação, e o autor iniciante raramente tem verba para pagar duas vezes.

 

Quem banca a edição de hoje

Here’s Why Experts Say to Ditch Your Old Cutting Boards

Before you prep another meal, here’s what you need to know:

  • Plastic boards shed microplastic particles into your food with every cut.

  • Wooden boards trap moisture and food residue, the perfect breeding ground for hidden bacteria and toxic mold that transfers to your food.

Patrocinadores mantêm a edição gratuita

 
 
 

III  O MERCADO

Dois nomes na mesma estante

No caso Rowling: em 2013, J.K. Rowling lançou O Chamado do Cuco como Robert Galbraith, apresentado como ex-militar. O jornal Sunday Times revelou a autoria em julho daquele ano, depois de uma dica anônima e de uma análise de estilo feita pelo linguista Patrick Juola, da Universidade Duquesne.

Nas vendas de Galbraith: segundo a BBC, em 2013, o romance tinha vendido cerca de 1.500 exemplares em capa dura no Reino Unido antes da revelação. Dias depois do anúncio, chegou ao topo da lista de mais vendidos da Amazon.

No caso Nora Roberts: desde 1995, Roberts assina como J.D. Robb a série policial da detetive Eve Dallas. A editora queria lançar mais livros dela por ano do que um nome só aguentava sem um título disputar leitor com o outro.

Na Amazon: a KDP (Kindle Direct Publishing, a plataforma de autopublicação da Amazon) aceita pseudônimo no campo de autor, e cada nome pode ganhar página própria na Author Central (central do autor). As recomendações de compra ficam presas ao nome que está na capa.

Na lei brasileira: o pseudônimo não tira do autor a obra. A Lei 9.610, de 1998, protege o livro assinado com nome falso e deixa quem o publica exercer os direitos patrimoniais enquanto o autor não se revela.

No registro: o que derrubou Bachman foi documento público. Hoje, ISBN, contrato de edição e cadastro fiscal ligam o nome falso ao verdadeiro, e um pesquisador paciente chega lá.

Nas datas do caso:

Carrie, com o nome de King1974
Rage, primeiro Bachman1977
The Long Walk1979
Roadwork1981
The Running Man1982
Thinner, em capa dura1984
Revelação por Steve Brown1985

Rowling explicou a escolha no comunicado que divulgou depois de descoberta:

“Foi maravilhoso publicar sem alarde nem expectativa, e um prazer puro receber retorno com outro nome.”

> J.K. Rowling, comunicado ao Sunday Times, 2013

No que o caso prova: que o nome novo tira do autor o histórico ruim e, junto, o histórico bom.

No que ele não prova: que o pseudônimo garante venda. Bachman vendeu pouco até ser descoberto, e o livro de Galbraith só disparou quando a marca Rowling apareceu.

O nome carrega a conta. Escolha qual conta você quer carregar.

“Qual nome vai na capa do seu próximo livro, e que histórico ele leva junto?”

Hoje: anote numa folha os números do seu último lançamento, vendas e resenhas, e decida até amanhã à noite se o próximo livro sai com o mesmo nome.

 
 
Sorteia o seu bloco de hoje. Oito blocos, um por dia. O ebook ensina, o app cobra. Sortear meu bloco de hoje.

Sortear meu bloco de hoje →

 
Quiz da edição

Qual dos livros lançados como Richard Bachman trazia o nome de Stephen King como autor na ficha de direitos autorais?

AThe Long Walk
BRage
CRoadwork
DThe Running Man

Veja o ranking de quem mais acerta →

 
Sua avaliação

Como foi a edição de hoje?

📕📕📕📕📕  ótima 📕📕📕📕  boa 📕📕📕  ok 📕📕  ruim 📕  péssima
 
Escolha a edição de amanhã

Qual edição você quer ver amanhã?

Voto aberto até 05/10, 15h30

A Brás Cubas na Revista Brasileira →
B As provas de Balzac →
C As cadernetas de Guimarães Rosa →
D A parede de Rowan Oak →
 
 

Quem banca a edição de hoje

The AI newsletter curated by engineers who build it

TLDR AI is a free daily email curated by Anthropic and ex-Google engineers: the new tools worth trying and the research worth understanding, summarized for 1.1M+ readers.

Patrocinadores mantêm a edição gratuita

 
Recomendação de Newsletter
Arte do Dia

Arte do Dia

Receba uma obra de arte com a história humana por trás. Dois minutos de leitura. Todo dia às 06:06, direto na sua caixa de entrada.

Quero receber →

 
Indique e destrave

Indique essa newsletter para um amigo

Cada leitor confirmado pelo seu link sobe um degrau da escada de prêmios.

  
você1

{{indicacoes_confirmadas | 0}} confirmadas · faltam {{indicacoes_falta | 1}} pra próxima recompensa

● 1
Pack de wallpapers
Pack de wallpapers
■ 3
Edição de Colecionador do mês
Edição de Colecionador do mês
▲ 5
ebook A Página Que Vende o Livro
ebook A Página Que Vende o Livro

Pegar meu link de indicação →

 
Sua ofensiva
🔥 {{streak_atual | 0}} recorde
{{streak_recorde | 0}}

{{streak_titulo | Comece sua ofensiva hoje}}

{{ouro_linha | Cada edição vale 10 de ouro: voto, quiz e clique.}}

sua patente

{{rank_simbolo | ◆}} {{rank_nome | Aprendiz}}

 

faltam {{xp_falta | 5}} de ouro pra {{rank_prox | próxima patente}}

{{edicoes_lidas | 1}}
edições
{{cliques | 0}}
cliques
{{avaliacoes_feitas | 0}}
avaliações
{{moedas | 0}} de ouro na carteira 🏪 loja e missões no hub
{{streak_cta | Começar minha ofensiva}}
 
 
 

Vá escrever.

Best-Seller do Zero

BEST-SELLER DO ZERO

Seu livro, uma página por dia

💬 WhatsApp·📣 Anuncie·✍️ Newsletter